Conhecendo o Portal de Contas do Microsoft Intune

Olá Pessoal,

Iremos conhecer neste post, o Portal de Contas do Microsoft Intune

O Portal de Contas  e o Console de Administrador são os dois locais onde são exigidos mais do gerenciamento administrativo dentro do Microsoft Intune, esses dois portais dividem a tarefa administrativa

Intune1

Neste artigo, iremos conhecer melhor o Portal do Contas.

É divido por nós.

Os nós são:

  • Instalação
  • Gerenciamento
  • Assinaturas
  • Suporte

 

Instalação:

Intune2

No nó instalação, não temos nenhum configuração a ser realizada, mas é um nó muito importante, podemos ter mais informações de como realizar o Logon Único.

Com o Logon Único é possível permitir que os usuários locais do Active Directory tenha suporte de acesso ao Microsoft Intune, esse processo é conhecido através de Federeção de Identidades, o mesmo que pode ocorrer com o Office365.

É possível também, utilizar a sincronização de Active Directory, esse processo faz com que as contas e grupos de usuários locais do seu AD sejam sincronizadas com o Microsoft Intune.

Outra possibilidade é inserir seu próprio domínio no Microsoft Intune, por padrão, quando cria a conta no Microsoft Intune, a conta de domínio padrão utiliza o domínio do Microsoft Online e seu domínio fica parecido com esse tguirotto.onmicrosoft.com. se tiver um domínio toalmente funcional, é possível adiciona-lo ao Microsoft Intune.

 

Gerenciamento:

Intune3

Podemos gerenciar contas de usuários como:

Adicionar, Editar, Excluir e Redefinir senhas

Atribuir licenças e funções administrativas

 

Intune4

Podemos gerenciar e criar grupos.

Intune5

Por padrão, o domínio do Microsoft Intune é domínio.onmicrosoft.com

É possível adicionar e gerenciar seu próprio domínio.

 

Assinaturas:

Intune6

Veja neste print que estou utilizando uma versão de avaliação, isso me dá direito de usufruir deste belo produto por 30 dias e 25 licenças de uso.

Nesta guia, é possível converter uma versão de avaliação gratuita para uma versão de assinatura para completa.

Podemos adquirir complementos para deixar seu Microsoft Intune ainsa mais robusto com o MDOP e até configurar um parceiro autorizado.

 

Intune10

Apenas conseguimos exibir e atribuir as licenças disponíveis.

 

Intune7

Pode alterar também de uma assinatura grátis para uma assinatura completa paga e gerenciar licenças e complementos.

 

Suporte:

Intune8

Caso necessite de ajuda e ter acesso a fóruns e a página do time de especialistas do produto, é aqui onde irá conseguir respostas para suas dúvidas.

Quando a empresa utilizar administradores delegados, isso significa que são parceiros de serviços certificados da Microsoft que gerenciam a assinatura no seu nome, todo gerenciamento é deixado na mão dessa empresa, assim você pode ficar mais tranquilo, não precisa de uma equipe interna para todo o gerenciamento.

Em solicitação de serviços, é possível ter detalhes de como proceder para abrir uma solicitação ou suporte junto a Microsoft.

Integridade do serviço é possível ver o status do Microsoft Intune.

Intune9

 

Obrigado

 

Thiago Guirotto de Oliveira

Senior Infrastructure Analyst

Microsoft® Certified Solutions Expert: Private Cloud

Microsoft® Certified Trainer

MTAC |Microsoft Technical Audience Contributor

MCS | MCSA | MCITP | MCTS | MCC | MCP

www.thiagoguirotto.com.br

facebook.com/thiagoguirotto

http://www.windowsstudygroup.com.br/

guirotto_tgo@hotmail.com

 

 

Share Button
0  

Conhecendo o Portal de Empresa do Microsoft Intune

Olá pessoal,

Hoje irei falar um pouco sobre o Microsoft Intune, novo nome do produto Windows Intune, mesma mudança anunciada para o Windows Azure, que agora passou a se chamar Microsoft Azure.

 

image

 

Vamos conhecer os portais e o console de gerenciamento.

O Microsoft Intune tem 3 locais onde o administrador irá conduzir seu trabalho.

image

Vamos conhecer cada um deles e o que nos proporciona.

Portal da empresa.

image

É o local onde os usuários usarão para ter uma grande facilidade de uso com dispositivos móveis ou até mesmo desktops.

Para ter acesso ao Portal da empresa, o usuário precisa ter permissão para acessar o Microsoft Intune.

O portal da empresa pode ser considerado como um portal de autoatendimento, onde o administrador do Microsoft Intune diponibiliza alguns softwares e aplicativos e esses ficam disponiveis para a utilização ou download dos seus clientes, os usuários conseguem pesquisar e instalar aplicativos disponibilizados pela equipe de adminstradores do Microsoft Intune.

A possibilidade de pesquisar e instalar aplicativos consiste antes em ter que baixar o APP do portal da empresa que está disponível no Microsoft Download Center, o aplicativo é o App do Portal da Empresa do Windows Intune, está na versão 4.0 e o nome é CompanyPortal.exe.

Download do App do Portal da Empresa do Windows Intune –> http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=40794

 

Os aplicativos podem ser instalados sem a necessidade de uma conexão com a rede corporativa.

Através do portal da empresa, é possível tambem:

  • - Registrar o dispositivo
  • - Visualizar e instalar os aplicativos que a empresa disponibilizou
  • - Redefinir, remover ou renomear seu dispositivo
  • - Ter contato rapidamente com a equipe de TI da organização

Como tem a possíbilidade de utilizar o aplicativo do portal da empresa em várias plataformas como:

  • - Windows 8.1, Windows RT 8.1 e Windows RT
  • - Windows Phone 8 e 8.1
  • - iOS
  • - Android

Cada plataforma tem seu próprio aplicativo do portal da empresa e seu próprio Store pra ser adquirido:

  • - Windows Store
  • - Centro de Download Microsoft
  • - Loja de Aplicativos
  • - Google Play

Quando o dispositivo é registrado, estabelece um relacionamento entre o usuário, o dispositivo e o seviço do Microsoft Intune, apenas quando o dispositivo está registrado que é possível utilizar do portal da empresa para pesquisar e instalar aplicativos.

 

Obrigado.

Thiago Guirotto de Oliveira

Senior Infrastructure Analyst

Microsoft® Certified Solutions Expert: Private Cloud

Microsoft® Certified Trainer

MTAC |Microsoft Technical Audience Contributor

MCS | MCSA | MCITP | MCTS | MCC | MCP

www.thiagoguirotto.com.br

facebook.com/thiagoguirotto

http://www.windowsstudygroup.com.br/

guirotto_tgo@hotmail.com

Share Button
0  

Entendendo a diferença no gerenciamento utilizando System Center Advisor e o Windows Intune

Olá pessoal,

Neste artigo, gostaria de ajudar todos vocês em uma questão que recebo bastante perguntas, o que o System Center Advisor faz? e o que o Windows Intune faz? porque não utilizar apenas um produto para o gerenciamento? qual a diferença entre eles?

Bom vamos lá, irei tentar ajudar com as diferenças entre eles e o real uso de cada produto.

Ambos, são produtos de gerenciamento, melhores práticas e excelentes produtos.

 

Conhecendo o System Center Advisor.

image

O SCA é um produto da família System Center, era disponível apenas para empresas com contrato SA, mas a MS o tornou gratuito.

É um ótimo produto, visa completamente a proatividade como o principal benefício, pois os dados coletados de seus servidores estão sendo compartilhados com a equipe do time de produto SCOM, existe mais de 350 avaliações, regras e pacotes de gerenciamento disponível para ser utilizado de uma forma automática em seus servidores, a função desses pacotes de serviços é manter seu ambiente de servidores o mais atualizado e em compliance possível.

Tem como opção também, manter um snapshot de cada servidor, para quando acontecer alguma mudança e dessa mudança puder vir a dar problema, é possível verificar as configurações anteriores como Disco, memória, S.O, Service Packs, atualizações e ver o que foi alterado e como era, afim de corrigir o problema.

A equipe da MS com os pacotes de gerenciamento, geram alertas no console de gerenciamento do SCA, esses alertas ficam visíveis até que seja corrigido o problema.

É bem simples sua utilização, pois necessita apenas de um servidor gateway dentro do seu ambiente, esse servidor gateway, será o responsável por se comunicar com a Microsoft e enviar todas as coletas, as coletas são realizadas através dos agentes, esses agentes estão instalados em cada servidor monitorado, a cada 24 horas, os agentes coletam os dados dos servidores e enviam para o servidor gateway, o servidor gateway comunica com a Microsoft.

Os dados de gerenciamento, ficam disponíveis no dashboard, esse dashboard está disponivel de qualquer local, pois ele está na nuvem, qualquer máquina com internet é possível que seu ambiente de servidores seja gerenciado.

Para tudo isso, é apenas necessário ter uma conta @Live, @outlook ou @hotmail.

 

Conhecendo o Windows Intune

image

Windows Intune também é um serviço de nuvem, disponível através de um dashboard detalhado disponível na Web, atua diretamente no gerenciamento de computadores clientes, como Windows 7 Enterprise, WIndows 8 e 8.1.

Com esse produto, é possível manter atualizado um inventário de hardware e software, mantendo em conformidade e eficiencia seus ativos e licenciamento, é possível também gerenciar atualizações, proteger contra Malware, definir políticas de segurança e fornecer acesso para assistencia remota.

Todos esses benefícios estão disponíveis para propor um gerenciamento centralizado a todos os computadores clientes da sua organização, mesmo que esses computadores não esteja no domínio e você tem a necessidade de manter esses computadores clientes em conformidades.

Mas diferente do SCA que é gratuito, o Windows Intunes é um produto pago, que é vendido como outros serviços da nuvem da Microsoft, tem um custo de U$11 mensais por computador.

Além de computadores clientes, é possível oferecer um gerenciamento proativo de dispositivos móveis.

Dessa forma, é possível incentivar com mais força e clareza o cenário de BYOD na organização, isso permite que qualquer pessoa tem a oportunidades de usar o seu próprio dispositivo para acessar os dispositivos e os dados seguindo sempre as políticas de segurança da empresa.

Tanto o Windows Intune quanto o SCA, podem ser integrados com o System Center Configuration Manager para gerenciar computadores clientes com Windows, Linux e dispositivos móveis, essa integração se torna uma solução completa para Enterprise Client.

 

Obrigado.

Thiago Guirotto de Oliveira

Senior Infrastructure Analyst

Microsoft® Certified Solutions Expert: Private Cloud

Microsoft® Certified Trainer

MTAC |Microsoft Technical Audience Contributor

MCS | MCSA | MCITP | MCTS | MCC | MCP

www.thiagoguirotto.com.br

facebook.com/thiagoguirotto

http://www.windowsstudygroup.com.br/

guirotto_tgo@hotmail.com

Share Button
0  

Seja um Insider Windows 10 Technical Preview -Windows Insider Program

Olá Pessoal,

Como já sabemos, o Windows 10 teve seu lançamento na versão Technical Preview, essa versão ainda não é a final que será vendida e que estará disponível para uso em produção.

A previsão é que a versão final do Windows 10 seja lançada no segundo semestre de 2015.

É por enquanto uma versão Preview, ou seja, de testes.

image

A Microsoft disponibilizou gratuitamente a versão Technical Preview para que seus usuários sinta com o uso as mudanças em relação com a versão do Windows 8 e 8.1, diversos pedidos de melhorias e de mudanças foram solicitados nessas versões, inclusive a volta do botão iniciar foi uma delas, a Microsoft atendeu e na versão Windows 10 o botão Iniciar está de volta.

Mas como a Microsoft consegue ler suas dúvidas, críticas ou sugestões?

Bom, a Microsoft mantêm um programa chamado Insider, que seria, Windows Insider Program, através dele você pode enviar seus comentários, dúvidas, sugestões e melhorias.

Após você ser um Insider, você estará envolvido em deixar o WIndows 10 ainda melhor, irá receber atualizações primeiro que os usuários comuns e já poderá dar seu feeedbak.

image

Te faço um convite para melhorar o Windows 10, deixar com a sua cara!

Seja um Insider clicando aqui

Aproveitando, o Quintas da TI realizou um Webcast sobre as Novidades do Windows 10 Technical Preview, assiste no nosso canal no Youtube. – http://bit.ly/1to79Ky

Obrigado.

Thiago Guirotto de Oliveira

Senior Infrastructure Analyst

Microsoft® Certified Solutions Expert: Private Cloud

Microsoft® Certified Trainer

MTAC |Microsoft Technical Audience Contributor

MCS | MCSA | MCITP | MCTS | MCC | MCP

www.thiagoguirotto.com.br

facebook.com/thiagoguirotto

http://www.windowsstudygroup.com.br/

guirotto_tgo@hotmail.com

Share Button
0  

Windows 10 Technical Preview- Como alternar entre Menu Iniciar ou Tela Inicial

Olá pessoal,

O Windows 10 Technical Preview tem a novidade da volta do menu iniciar, é um menu interativo, bem dinâmico e fácil de usar, lembra um pouco a tela inicial do Windows 8.

Mas essa dica é para aqueles usuários que já se acostumaram a utilizar a tela inicial do Windows 8 e hoje prefere que seja ela a tela padrão de uso e não o botão iniciar.

Nesta imagem, o Windows 10 está como default, o botão iniciar.

image

 

Para alterar o botão inicial pela tela inicial:

1 – Clique com botão direito na barra de tarefas e em propriedades

image

 

2 – Selecione a aba Start Menu e desmarque “ Usethe Start menu instead of the Start screen”

image

 

3 – Será solicitado que faça o logoff para a alteração.

image

 

4 – Após logar novamente clique sobre o logo do Windows como se fosse abrir o menu iniciar

image

 

5 – Quem será aberto, é a tela incial

image

 

Muito fácil.

Agora fica ao seu gosto.

 

Obrigado.

 

Thiago Guirotto de Oliveira

Senior Infrastructure Analyst

Microsoft® Certified Solutions Expert: Private Cloud

Microsoft® Certified Trainer

MTAC |Microsoft Technical Audience Contributor

MCS | MCSA | MCITP | MCTS | MCC | MCP

www.thiagoguirotto.com.br

facebook.com/thiagoguirotto

http://www.windowsstudygroup.com.br/

guirotto_tgo@hotmail.com

Share Button
0  

Webcast Quintas da TI – Novidades Windows 10 Technical Preview

Olá pessoal,

Você ja conhece o Windows 10 Technical Preview? não, está afim de conhecer e saber as novidades?

windos10preview

Então faço um convite para estar junto com o Quintas da TI e assistir o webcast que eu(Thiago Guirotto), MVP Eduardo Sena e o amigo da comunidade técnica Marcelo Strippoli(Tchelo TV) iremos apresentar.

Será um webcast bem dinâmico onde iremos apresentar algumas novidades e melhorias no Windows 10 Technical Preview.

Veja a agenda:

  • Por que não usaram o nome “Windows 9”, como estava previsto?
  • O que há de novo?
  • A versão Technical Preview possui todos os novos recursos?
  • Devo atualizar meu Windows 8 ou 8.1?
  • Quem pode atualizar? Será gratuito? Quando será lançado?
  • Sobre o Windows Insider Program.
  • Nova build 9860. O que há de novo?
  • Demonstrações.

 

Não da pra ficar de fora.

Faça sua inscrição

Novidades Windows 10 Technical Preview

Quinta-Feira, 30 de outubro 2014, 23:00 – 00:00 hrs 

Inscrição: http://bit.ly/1wvJIP6

 

Obrigado.

 

Thiago Guirotto de Oliveira

Senior Infrastructure Analyst

 

Microsoft® Certified Solutions Expert: Private Cloud

Microsoft® Certified Trainer

MTAC |Microsoft Technical Audience Contributor

MCS | MCSA | MCITP | MCTS | MCC | MCP

www.thiagoguirotto.com.br

facebook.com/thiagoguirotto

http://www.windowsstudygroup.com.br/

guirotto_tgo@hotmail.com

Share Button
0